Apesar da necessidade de contratar novos funcionários, ainda não há uma data concreta para a abertura do novo concurso para o Senado Federal. No momento, há a expectativa de que o edital seja publicado até setembro, segundo declaração da diretora-geral da Casa, Doris Peixoto. Mas, por enquanto, o órgão aguarda a votação de uma reforma administrativa para definir o número de vagas que será preenchido.
Essa reforma, prevista no Projeto de Resolução do Senado n° 96/2009, encontra-se em avaliação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e seguirá para votação em plenário. Uma decisão, ainda válida, de novembro de 2010, autoriza a realização de concurso com oferta de 180 vagas, mas esse quantitativo pode ser alterado de acordo com o texto aprovado na reforma administrativa.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Senado, até 2015, um total de 1.400 servidores estarão habilitados a entrar com pedido de aposentadoria, principal motivo para a realização de uma nova seleção. Somente até o final deste ano, mais de 300 funcionários poderão se aposentar, segundo a diretora-geral do órgão.
Em fevereiro, uma seleção para preencher as 180 vagas criadas em 2010 foi suspensa. Seriam oferecidos cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior, com remunerações que chegavam a R$13.833,64 para a função de técnico legislativo (médio/técnico), R$18.440,64 para os graduados, na função de analista legislativo, e R$23.826,57 para as vagas de consultor e advogado. Os valores já incluem o salário básico e as gratificações às quais o funcionário tem direito.
O último concurso para o Senado foi realizado em 2008, através de duas provas, objetiva e discursiva. A primeira teve 70 ou 80 questões, dependendo da escolaridade, sobre Português, Conhecimentos Gerais e Específicos e, para alguns cargos, Inglês, Espanhol e Informática. Já o exame discursivo contou com uma questão para o nível médio e duas para o superior. O concurso teve validade de dois anos.
Fonte: Folha Dirigida
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Tribunal de Contas da União : Presidente do TCU tem pressa no concurso
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler, disse em entrevista à FOLHA DIRIGIDA que tem pressa na realização do concurso para 70 vagas de auditor federal de controle externo, cargo que exige nível superior (ainda sem definição das áreas) e tem remuneração de R$11.413 (incluindo o auxílio-alimentação de R$638). Segundo ele, há uma demanda latente de pessoal em virtude do calendário esportivo brasileiro. "A importância deste concurso para TCU é a reposição do contingente, já que muitos auditores são promovidos para outros cargos ao longo do ano, e a substituição não ocorre tão rapidamente quanto desejamos.
Outro fator é que estamos em fase de abertura de licitação para obras da Copa e Olimpíadas. Precisamos desse concurso para haver o treinamento necessário e o início imediato da função de auditor. Queremos, a curto prazo, estender o número de vagas desse concurso", disse o presidente do TCU. Embora não tenha precisado uma data para a publicação do edital, ministro Benjamin Zymler informou que o objetivo é concluir toda a seleção até o final deste ano. "Queremos que as provas aconteçam logo e os classificados sejam convocados ainda no segundo semestre de 2011", explicou o presidente do TCU, destacando ainda que a organizadora do concurso deverá ser definida nos próximos dias.
De acordo com a portaria que autorizou o concurso, a distribuição das 70 vagas será feita da seguinte forma: 68 para a área de controle externo, especialidade controle externo (42 para auditoria governamental e 26 para auditoria de obras públicas); e duas para apoio técnico administrativo, especialidade Psicologia. As vagas para auditoria de obras públicas e Psicologia terão lotação no Distrito Federal. Já as oportunidades para auditoria governamental serão distribuídas pelo Acre (3), Amapá (2), Amazonas (1), Distrito Federal (22), Maranhão (6), Rondônia (4) e em Roraima (4).
O presidente deixa uma dica como mensagem aos candidatos que vão participar do concurso: "Sou um ex-analista e um ex-auditor, ambos como concursado, e cheguei à presidência do TCU. O TCU é um órgão muito bom para quem almeja o crescimento dentro do funcionalismo público. E para isso, basta ter formação superior. Há auditores que se formaram em Direito, Psicologia, Engenharia e etc. Acredito que os candidatos devem estudar e manter um foco para que consigam alcançar seus objetivos", finalizou.
Fonte: Folha Dirigida
Outro fator é que estamos em fase de abertura de licitação para obras da Copa e Olimpíadas. Precisamos desse concurso para haver o treinamento necessário e o início imediato da função de auditor. Queremos, a curto prazo, estender o número de vagas desse concurso", disse o presidente do TCU. Embora não tenha precisado uma data para a publicação do edital, ministro Benjamin Zymler informou que o objetivo é concluir toda a seleção até o final deste ano. "Queremos que as provas aconteçam logo e os classificados sejam convocados ainda no segundo semestre de 2011", explicou o presidente do TCU, destacando ainda que a organizadora do concurso deverá ser definida nos próximos dias.
De acordo com a portaria que autorizou o concurso, a distribuição das 70 vagas será feita da seguinte forma: 68 para a área de controle externo, especialidade controle externo (42 para auditoria governamental e 26 para auditoria de obras públicas); e duas para apoio técnico administrativo, especialidade Psicologia. As vagas para auditoria de obras públicas e Psicologia terão lotação no Distrito Federal. Já as oportunidades para auditoria governamental serão distribuídas pelo Acre (3), Amapá (2), Amazonas (1), Distrito Federal (22), Maranhão (6), Rondônia (4) e em Roraima (4).
O presidente deixa uma dica como mensagem aos candidatos que vão participar do concurso: "Sou um ex-analista e um ex-auditor, ambos como concursado, e cheguei à presidência do TCU. O TCU é um órgão muito bom para quem almeja o crescimento dentro do funcionalismo público. E para isso, basta ter formação superior. Há auditores que se formaram em Direito, Psicologia, Engenharia e etc. Acredito que os candidatos devem estudar e manter um foco para que consigam alcançar seus objetivos", finalizou.
Fonte: Folha Dirigida
INSS: autorização para 2.500 vagas sai nos próximos dias
A Secretaria de Imprensa da Presidência da República confirmou a autorização de 2.500 vagas (2 mil para técnico e 500 para perito médico) para a realização do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O quantitativo a ser oferecido foi definido, no último dia 12, por técnicos dos ministérios da Previdência Social e do Planejamento (MPOG). No sábado, dia 13, pelo Twitter, o ministro Garibaldi Alves Filho anunciou o acordado na reunião. Ele também informou que o edital deverá ser divulgado até o fim de setembro.
Requisitos e vencimentos - O cargo de técnico requer o nível médio (antigo 2º grau), com vencimentos iniciais de R$2.980,00. Além disso, há uma gratificação de desempenho, que pode elevar a remuneração a R$3.280,00. Já o de perito médico, o requisito é graduação em Medicina e inscrição no Conselho Regional da classe. Os vencimentos são de R$4.149,89, podendo chegar a R$8.849,89, por conta da gratificação de desempenho.
Portaria de autorização - Agora, mais do que nunca, a expectativa é pela autorização formal do Ministério do Planejamento. A portaria deve ser publicada no Diário Oficial da União a qualquer momento. Após isso ocorrer, o INSS irá efetivar a contratação da empresa organizadora do concurso,segundo a Assessoria de Imprensa do Ministério da Previdência Social.Ainda de acordo com a assessoria, os aprovados serão contratados a partir de março de 2012. A informação reforça a tese de que o processo seletivo irá ocorrer com celeridade, a exemplo da última seleção para o cargo de técnico do seguro social. O prazo entre a abertura das inscrições (12/02/2008) e a aplicação das provas (16/03/2008) foi curto, causando a indignação de milhares de candidatos.
PEX - O concurso destina-se ao preenchimento de vagas que serão abertas nas novas agências do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) e para substituir os servidores remanejados para as unidades que estão sendo inauguradas - 71, até o momento.O plano prevê a construção de 720 novas agências, em municípios com mais de 20 mil habitantes. Com essas unidades, o INSS ampliará de 1.110 para 1.830 agências. Atualmente, o instituto está presente em 950 cidades. Até o fim de 2013, a autarquia quer atuar em 1.670 municípios brasileiros.
O INSS havia solicitado ao Planejamento o preenchimento de 10 mil vagas (8 mil para técnico e 2 mil para analista - cargo que acabou não sendo contemplado). Além de reestruturar o seu quadro de pessoal para a implantação das agências, o INSS pretendia minimizar o déficit de mais de 10 mil servidores e se preparar para a reposição dos aposentados. No entanto, o Planejamento só autorizou 25% das vagas. O cargo de perito médico recebeu vagas devido à necessidade de realização de perícia médica nas novas unidades.
Técnico-2008: 1.400 vagas e 2.100 chamados
O último concurso para técnico do seguro social ocorreu em 2008, quando a oferta foi de 1.400 vagas. Porém, 2.100 aprovados foram convocados durante o prazo de validade, que está sendo questionado na Justiça. Os candidatos foram submetidos a 150 questões objetivas, Conhecimentos Básicos (50), Complementares (30) e Específicos (70). A aprovação esteve condicionada à obtenção de, pelo menos, dez pontos nas disciplinas básicas, seis nas complementares, 18 nas especificas e 45 no conjunto da avaliação. O programa de Conhecimentos Básicos foi composto pelas disciplinas de Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Atualidades e Matemática. Já Conhecimentos Complementares contemplaram Ética no Serviço Público, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional.
Perito médico - O último concurso para perito médico foi realizado no ano passado, e expirou no dia 3 de junho último. Foram oferecidas 500 vagas, mas o INSS convocou 750 peritos. A prova objetiva, única etapa da seleção, foi composta por 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional) e 70 de Específicos (Medicina Geral, Medicina do Trabalho, Legislação Referente ao SUS, Legislação do Trabalho e Legislação Previdenciária). Conseguiram aprovação os candidatos que obtiveram dez pontos em Conhecimentos Básicos, 21 nos Específicos e 26 no montante da prova. Ambos os concursos foram organizados pelo Cespe/UnB.
Fonte: Folha Dirigida
Requisitos e vencimentos - O cargo de técnico requer o nível médio (antigo 2º grau), com vencimentos iniciais de R$2.980,00. Além disso, há uma gratificação de desempenho, que pode elevar a remuneração a R$3.280,00. Já o de perito médico, o requisito é graduação em Medicina e inscrição no Conselho Regional da classe. Os vencimentos são de R$4.149,89, podendo chegar a R$8.849,89, por conta da gratificação de desempenho.
Portaria de autorização - Agora, mais do que nunca, a expectativa é pela autorização formal do Ministério do Planejamento. A portaria deve ser publicada no Diário Oficial da União a qualquer momento. Após isso ocorrer, o INSS irá efetivar a contratação da empresa organizadora do concurso,segundo a Assessoria de Imprensa do Ministério da Previdência Social.Ainda de acordo com a assessoria, os aprovados serão contratados a partir de março de 2012. A informação reforça a tese de que o processo seletivo irá ocorrer com celeridade, a exemplo da última seleção para o cargo de técnico do seguro social. O prazo entre a abertura das inscrições (12/02/2008) e a aplicação das provas (16/03/2008) foi curto, causando a indignação de milhares de candidatos.
PEX - O concurso destina-se ao preenchimento de vagas que serão abertas nas novas agências do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) e para substituir os servidores remanejados para as unidades que estão sendo inauguradas - 71, até o momento.O plano prevê a construção de 720 novas agências, em municípios com mais de 20 mil habitantes. Com essas unidades, o INSS ampliará de 1.110 para 1.830 agências. Atualmente, o instituto está presente em 950 cidades. Até o fim de 2013, a autarquia quer atuar em 1.670 municípios brasileiros.
O INSS havia solicitado ao Planejamento o preenchimento de 10 mil vagas (8 mil para técnico e 2 mil para analista - cargo que acabou não sendo contemplado). Além de reestruturar o seu quadro de pessoal para a implantação das agências, o INSS pretendia minimizar o déficit de mais de 10 mil servidores e se preparar para a reposição dos aposentados. No entanto, o Planejamento só autorizou 25% das vagas. O cargo de perito médico recebeu vagas devido à necessidade de realização de perícia médica nas novas unidades.
Técnico-2008: 1.400 vagas e 2.100 chamados
O último concurso para técnico do seguro social ocorreu em 2008, quando a oferta foi de 1.400 vagas. Porém, 2.100 aprovados foram convocados durante o prazo de validade, que está sendo questionado na Justiça. Os candidatos foram submetidos a 150 questões objetivas, Conhecimentos Básicos (50), Complementares (30) e Específicos (70). A aprovação esteve condicionada à obtenção de, pelo menos, dez pontos nas disciplinas básicas, seis nas complementares, 18 nas especificas e 45 no conjunto da avaliação. O programa de Conhecimentos Básicos foi composto pelas disciplinas de Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Atualidades e Matemática. Já Conhecimentos Complementares contemplaram Ética no Serviço Público, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional.
Perito médico - O último concurso para perito médico foi realizado no ano passado, e expirou no dia 3 de junho último. Foram oferecidas 500 vagas, mas o INSS convocou 750 peritos. A prova objetiva, única etapa da seleção, foi composta por 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional) e 70 de Específicos (Medicina Geral, Medicina do Trabalho, Legislação Referente ao SUS, Legislação do Trabalho e Legislação Previdenciária). Conseguiram aprovação os candidatos que obtiveram dez pontos em Conhecimentos Básicos, 21 nos Específicos e 26 no montante da prova. Ambos os concursos foram organizados pelo Cespe/UnB.
Fonte: Folha Dirigida
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